Mulheres que Realizam – Maria Madalena – Março

O Mulheres que Realizam do mês de Março, traz Maria Madalena Fernandes Viana, a “Madá”, a Madalena Coiffeur, essa mulher incrível em que vamos viajar agora nessa história de vida.

“Eu sou uma mulher de muitas facetas”. A maquiagem as vezes diz-nos mais que o rosto.

Com 62 anos de uma vida muito intensa, Madalena inicia nossa viagem com lembranças de um passado que parece que foi ontem, uma menina que brincava na fazenda do avô em São Vicente, onde ela cresceu.

Amava o cheiro das coisas, as plantas, o gado, a casa de pau apique, as lembranças das mulheres trabalhando, o fogão a lenha aquecido fazendo o almoço e um lago cheio de bagres.

“ Minha mãe teve cinco filhos, dois deles nasceram em casa por parteira, para todos os filhos meus pais deram nomes bíblicos. Nossa mãe sempre foi cristã e a referência de cristo sempre foi muito presente em nossas vidas.

Sempre tive minha mãe como uma mulher forte, do lar, cozinheira de mão cheia, muito zelosa. a Dona Dilce tinha muitas regras e eu sempre fui uma criança muito levada e muito agitada. meu pai faleceu muito novo, era funcionário da Alcalis em Arraial do cabo e trabalhava muito para dar conta dessa grande família.”

Aos 8 anos foi morar com sua tia recém casada em Araruama, Dona Dilce a enviou por conta de ela ser muito arteira, atrevida e na verdade uma criança feliz… As vezes mesmo no presente nos damos conta que nossa trajetória e coisas que ocorreram lá atrás na nossa infância, trazem muita relevância para nossa vida, memórias de uma vida inteira.

Sua tia sempre a tratou como uma filha, carinhosa e dedicada e Madalena cresceu com todos os cuidados que poderia ter. E essa jovem moça sempre gostou muito do universo da moda, cabelo, maquiagem, roupas.

Quando ganhava suas bonecas, já cortava os cabelos, e fazia uma coisa inusitada, pegava sabão para fazer as unhas postiças das bonecas e decorava com tinta e flores.

Aos 15 anos começou a namorar Augusto César, seu esposo. neste período seu sogro lhe deu um kit de manicure de presente, onde ela iniciou seus trabalhos fazendo muitas unhas em Araruama, e arriscava sem pestanejar a cortar sua própria franja. continuava viajando nesse universo da beleza, sempre acompanhando, lendo tudo sobre moda, cabelo e maquiagem.

“Zé Luiz meu primo tinha um salão e eu falava para ele pedir minha mãe para eu poder trabalhar com ele, ajudar no que tivesse necessidade dentro do salão. Um dia ele pediu a minha mãe e felizmente ela permitiu! Aquele momento foi o início de um amor incondicional, eu fazia de tudo no salão “

Madalena começou a fazer suas próprias análises, muitas mulheres que buscavam o salão para vários tipos de serviços, e uma maquiagem bem feita, um cabelo bem arrumado e as vezes um coração remendado. Ótimo, ninguém vai suspeitar.

A menina que aos poucos foi trocando a boneca por maquiagem, trocando seu mundo de sonhos pelo da realidade, fazia de tudo no salão, acompanhava os penteados, prestava atenção em tudo, lavava os cabelos, atenta aos detalhes e o aprendizado crescendo a cada dia.

“ Eu quero isso para minha vida” quero essa profissão! “

Neste interim estava namorando para noivar com Augusto, e neste mesmo período sua sogra era proprietária de uma escola em Araruama chamada chapeuzinho vermelho, e precisava de ajuda, onde ela se afastou um pouco do seu sonho para poder ser professora do Jardim de infância e se dedicar ao magistério. concluiu o normal para estar atuando nesta nova demanda profissional, mas aquele desejo de retomar ao Universo dos cabelos e makes era mais forte e Madalena se matriculou no curso do Senac de cabeleireira e já sabia de muitas coisas pela experiência adquirida com seu primo. na época teve um concurso para avaliar, penteado mais maquiagem, com pontuação validada pelo Júri, e Mada venceu em primeiro lugar em Araruama!

Com o tempo, foi crescendo, se desenvolvendo e constituindo suas clientes, e também sua família, casada, teve seu primogênito com 24 anos, Leonardo, com seis meses engravidou do Alexandre e depois de oito anos veio o Caio. Filhos hoje que são mais que especiais, zelosos, sempre com palavras de incentivo e admiração. Esses filhos são o coração de Madalena, essa mãe leoa só tem orgulho de cada homem admirável que cada um se tornou.

Madalena foi estudando, se especializando e absorvendo muito conhecimento. fez cursos de ponta com Fernando Torquato, Duda Molina e Marcelo Hishio, a profissão foi mostrando os caminhos, a responsabilidade, o compromisso, e moldando uma profissional extremamente minuciosa, detalhista e feliz com a profissão.

“ Já dormi no Copacabana Palace para fazer a mãe do noivo, irmã e toda a família do noivo, oportunidades que a profissão me deu de desenvolver meu trabalho em lugares maravilhosos, com todo suporte e a certeza de que eu era especial somente pelo fato de ser escolhida para estar ali, e isso me traz muita gratidão e alegria de ter tido tantas oportunidades! “

“Felicidade a gente compartilha, fui convidada para participar do concurso a nível nacional Colortrop, onde fui uma das finalistas a nível Brasil, imagina representar a nossa Araruama em um concurso Nacional. já ganhei inúmeros prêmios, eventos maravilhosos que participei: Evento Paralelas, Cabeças e efeitos, moção de aplausos e tantas outras demandas que me trouxeram muita alegria”

Mas nessa viagem é notório que o que faz ela abrir aquele sorriso, é quando acaba um penteado, quando entrega uma noiva para seu dia mais que especial, quando vira a cadeira e a cliente olha a maquiagem e se surpreende que por trás de cada pincelada, de cada produção existem mulheres fortes, aguerridas, histórias incríveis, em que Madalena fez parte, imagina o que é fazer parte de fato da vidas das pessoas, cortar o cabelo de uma geração, avó, mãe, filhas e netas, poder estar ontem fazendo a produção de uma primeira comunhão, de uma festa de debutante e perceber que aquela menina está sentada ali na cadeira pronta para se casar ! Não tem preço…. Uma vida dedicada a família e a profissão, e esta profissão te limita, você perde seus finais de semana, você vive para trazer a beleza e a satisfação, são muitos feriados, natais e datas festivas em que se deu conta que terminava o expediente com a consciência tranquila de muitas clientes prontas, lindas, maravilhosas e por diversas vezes “ sua vida” ainda por tanto a fazer, porém são as questões do ofício e é assim até hoje.

Seus olhos se enchem de brilho e lágrimas ao falar dos filhos, do zelo, carinho e amor dedicado a esta mãe, dos netos que só trazem alegria para essa vó mais que coruja, Vitor César, seu neto amigo, parceiro, lindo.

Letícia, generosa, amorosa e cuidadosa e Joaquim com 1 aninho que brinda a família com tanto amor.

“É um privilégio muito grande ser eu. Me cobro muito, estou de olho o tempo todo no meu trabalho, em ver as clientes felizes, satisfeitas.

Sou uma pessoa normal, sou acessível, não visto os rótulos que me dão. hoje com 62 anos, entendo que a maturidade é uma benção, e estou pronta sempre para oferecer o meu melhor!

Hoje minha vida segue em frente, as vezes sobre minha bike, pedalando por essa Araruama com meu marido, meus amigos, (maquiada sempre), livre, feliz e me superando com muito otimismo, as vezes simplesmente em casa com meu marido, no aconchego do meu lar, eu vivo o presente!!! “

Aquela garotinha que acreditava em contos de fadas que começam com “era uma vez” e terminam com “um final feliz”, percebeu que é muito mais que essas letras, frases e fotos que falam sobre ela…
Madalena é formada de atitudes, de sentimentos, das suas idéias…
O que realmente faz valer a pena é estar viva, não há filmadora ou máquina fotográfica que registre…
Surpresas, gargalhadas, lágrimas, enfim, o que sente, quem conhece sabe que ser humano fantástico, sensível e especial que é Maria Madalena.

Pode até ser pequena pra quem vê… Mas gigante pra quem ama!!!

#mulheresquerealizam #programarealize #empoderamento #regiaodoslagos

Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *