Cuidado e segurança na escolha do seu médico obstetra

O teste de gravidez deu positivo, sendo planejado ou não, é preciso que você tenha acompanhamento médico para que sua gestação e o parto ocorra tudo bem.

Insegurança, medo, choro compulsivo, enjoos e alegria de um serzinho crescendo em seu útero tomam conta de você logo após saber da gravidez. Quantas dúvidas surgem nessa fase da sua vida. Se seu ginecologista não pode te acompanhar nesse período ou você não possui um fixo, você precisa encontrar alguém que possa te passar confiança e empatia.

O obstetra é o médico especialista que vai acompanhar a sua saúde e de seu bebê. É ele que te dará todas as informações necessárias e exames que precisam ser realizados durante toda a gravidez.
Escolher esse profissional é a parte mais complicada. Saber se o médico é capacitado e se atualiza sempre, se conduzirá o parto de forma segura e do jeito solicitado, ou se estará à disposição quando for necessário são as maiores dúvidas e que mais causam insegurança na escolha.

Para sanar todas as dúvidas de como encontrar o obstetra ideal para você e seu bebê, selecionamos algumas informações que pode te ajudar na sua decisão.

• Selecione o melhor obstetra para você e seu bebê Peça indicações para achar um bom profissional. Procure conversar com as pacientes dele e pergunte como foi suas experiências. Procure saber a formação e cursos realizados pelo médico. Entenda que o obstetra de sua escolha deve ter as mesmas ideias e preferências na escolha do parto.

• Primeira consulta
A primeira consulta é fundamental para alinhar seus desejos do pré-natal e deixar claro suas expectativas com o nascimento do bebê. O obstetra também terá a oportunidade de dizer como faz seu trabalho. Procure profissionais que atendam suas expectativas na hora do parto. Se seu desejo é por parto normal, procure entender as preferências do profissional nessa situação. Procure saber em quais os hospitais o médico é credenciado e verifique se o especialista pode disponibilizar os telefones de contato, se é possível ligar fora do horário comercial, se responde mensagens, etc.

• Troca de especialista

Se não está segura da escolha do obstetra, você pode trocar de especialista a qualquer momento. O importante é que tenha empatia e confiança na relação médico e paciente e que o obstetra aceite suas decisões.

• Plano de Parto

O Plano de Parto é um documento informal onde os pais colocam suas preferências antes, durante e depois do parto. No Brasil, de acordo com os dados do Ministério da Saúde, a taxa de cesárea é de 84,6% nos serviços privados e de 40% no sistema público. Esse plano tem por objetivo, barrar cirurgias desnecessárias e, muitas vezes, feitas contra a vontade dos pais. No documento deve constar questões importantes para o casal, como a presença de outras pessoas na sala, a posição que a mãe considera mais confortável, entre outros.

• Defina a maternidade

Cada obstetra tem os hospitais em que prefere trabalhar. É ótimo quando o médico já trabalha em uma maternidade que você prefere pois ele já conhece a estrutura e os profissionais do hospital e terá seu trabalho facilitado. Caso contrário, aponte suas preferências para chegarem a um denominador comum.

• E as doulas?

Se seu interesse é ter uma doula em seu parto, converse com o médico na primeira consulta. Muitos médicos não aceitam essas profissionais. A doula é responsável por acompanhar a mulher durante toda a gestação, oferecer apoio emocional, tirar dúvidas e até fazer massagens para amenizar as dores. No Rio de Janeiro, a presença das doulas nas maternidades, casas de parto e hospitais da rede pública e privada está amparado pela lei 7.314.

• Segunda opinião

Por ser um período delicado e que pode envolver riscos, você pode ter uma segunda opinião. Você tem o direito de consultar outros médicos caso se sinta insegura ou não entenda o que está sendo feito. Um bom médico, além de ter maturidade para aceitar isso, ainda pede opiniões a outros colegas.

Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *