5 exames essenciais para seu check-up médico

As consultas de rotinas são fundamentais para você ter qualidade de vida e descobrir doenças silenciosas e sem sintomas. Não deixe seu check-up médico para depois.

A melhor forma de manter uma vida saudável e evitar o aparecimento de doenças é investindo na prevenção. Em vista disso, toda família deve ter o hábito de se consultar periodicamente com seu médico de confiança.

Cada pessoa precisa de cuidados específicos de acordo com sua idade e estado de saúde. Algumas doenças são silenciosas e não possuem sintomas, quando se percebe já está bem avançada e afetando sua saúde. Com a detecção rápida da doença, você terá qualidade de vida e levará tranquilidade para sua família. Além disso, você aprende a monitorar seu organismo e saber a hora de procurar ajuda médica para ter o diagnóstico adequado.

Junto com a consulta médica, também é preciso fazer exames de rotina para monitorar e proteger seu organismo de uma série de condições. Muitas doenças não são perceptíveis e somente através dos exames que podem ser diagnosticadas, podendo assim, iniciar o tratamento mais adequado.

Listamos alguns exames essenciais que todas as pessoas devem fazer periodicamente:

1- Exames de urina:

Urina Tipo 1: Um dos mais indicados para fazer o check-up da função renal. Permite encontrar doenças e infecções na urina. Urocultura: Com esse exame, é possível detectar infecções urinárias e as bactérias causadoras. Permite ao médico não só diagnosticar o problema, como recomendar o tratamento mais eficaz para o paciente.

2- Exames de sangue:

Hemograma: Exame de sangue para checar a saúde geral do paciente. Identifica problemas como anemia, infecções e inflamações a partir da contagem de três tipos de célula (plaquetas vermelhas, glóbulos vermelhos e glóbulos brancos).

Glicemia: É feito para medir o nível de glicose no sangue do paciente. Ajuda a diagnosticar o diabetes ou monitorar a saúde das pessoas que já foram diagnosticadas com a doenças. Colesterol: Mostra os níveis de colesterol e triglicérides na corrente sanguínea. O colesterol é um tipo de gordura produzido pelo fígado e que produz hormônios e vitaminas. Se o nível de colesterol estiver muito alto, gera doenças cardiovasculares e outras complicações. Os triglicerídeos são outro tipo de gordura do organismo que, se estiver em índices muito elevados, podem causar risco ao coração e levar à obesidade.

Creatinina e ureia: Exame para verificar o funcionamento dos rins. Se essas substâncias, presentes na corrente sanguínea, estiverem em níveis muito altos, os rins podem perder a capacidade de filtrar o sangue.

T4 livre e TSH: Avaliam a tireoide, órgão localizado no pescoço.

Quando não está funcionando corretamente, a tireoide pode causar o hipotireoidismo ou o hipertireoidismo. Ácido Úrico: Permite verificar a dosagem de ácido úrico na corrente sanguínea e fazer o diagnóstico de doenças como a gota ou cálculos renais. TGO e THP: Indica se o paciente tem alguma doença no fígado, como a cirrose.

3- Densitometria óssea:

A densitometria é um exame radiológico capaz de detectar a osteoporose. Esta doença que acomete homens e mulheres, geralmente depois dos 50 anos, compromete o tecido ósseo, provocando sua deterioração e também quedas e fraturas.

4- Mamografia e Papanicolau:

Se você é mulher, deve fazer, uma vez por ano, a mamografia para detectar possíveis normalidades nas mamas, ajudando a diagnosticar o câncer que mais atinge as mulheres. Inclua, ainda, o ultrassom transvaginal que serve, principalmente, para avaliar os órgãos internos do sistema reprodutor feminino.

O preventivo chamado Papanicolau é fundamental para o diagnóstico das alterações no colo do útero.

5- Próstata:

E se você for homem e tiver mais de 40 anos, faça anualmente o exame de próstata. Ele é importante para detectar anormalidades, nódulos e até mesmo o câncer de próstata.

Não deixe de realizar os exames e ter uma vida com qualidade para usufruir das coisas boas da vida e ter bem-estar. A saúde é o nosso maior bem e não pode ser deixada como segundo plano. Para isso é preciso ter bons profissionais médicos para te acompanhar.

Consulte nossos médicos parceiros e valorize sua vida! Conte com a gente!

Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe com seus amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *